terça-feira, 24 de julho de 2018

Inteligência artificial, quem não entendeu, fala mal

Saudações terráqueos.

Andei lendo uma série de artigos interessantes sobre Inteligência Artificial e para não escrever muito vou tentar resumir o que penso sobre o assunto.

Como sempre, gosto de dar exemplos. Você já assistiu a trilogia do Homem de Ferro da Marvel? No primeiro filme encontramos um personagem intrigante que não aparece fisicamente, mas que sem ele, muito dificilmente veríamos aquelas cenas expetaculares e mirabolantes, pra quem assistiu já sabe de quem estou falando, pois é, o Jarvis(Cabe aqui continuar depois da trilogia pois o assunto é extenso e muito abordado pela Marvel, mas o foco é outro).

Seria possível construir algo tão fantástico somente com a inteligência do sr. Tony Stark? Ele até detona alguns robôs no filme, tem um QI invejável, mas sem o Jarvis seria muito difícil construir todo o aparato da armadura.

Por que citar Homem de Ferro?

Uma parcela dos profissionais que se sentiram ameaçados, com medo de serem substituídos pela tecnologia, em vez de abraçarem o avanço, estudarem e lançarem mão deste recurso fantástico, criticam e colocam em cheque a aplicabilidade da tecnologia, não visando o benefício das pessoas que recebem o serviço, mas por puro medo de perderem o emprego. Não querem estudar mais, querem fazer a mesma coisa o resto da vida e ganharem sem esforço. 

Se o Tony Stark se preocupasse em ser substituído pelo Visão um dia, não seria o Homem de Ferro, seria no máximo um Elon Musk.

Então leitor, caso você algum dia se depare com um médico ou advogado consultando um robô, não se assuste, é real, não quer dizer que ele seja incompetente, quer dizer que ele não quer errar, quer tomar a decisão mais acertada. Mesmo assim, ele não é obrigado a ouvir a máquina, máquinas também erram. Isso tende a trazer um benefício incomparável para a sua vida. 

Imaginem os benefícios e os estudos científicos brilhantes que surgirão, ops, corrigindo, não imaginem, é realidade, acontece hoje em todos os lugares.

Bem vindo à convergência!

Pronto, falei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegou até aqui? Muito obrigado mesmo!!
Se puder, deixe seu comentário, ficarei muito agradecido!!